No dia 28 de novembro de 2024, reuniu, pelas 14h00, na sede do núcleo do SBTMAD – Secretariado dos Baldios de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Pouca de Aguiar, a Assembleia da APT – Associação dos Agricultores e Pastores do Norte, com a seguinte ordem de trabalhos:
1. Apresentação, discussão e votação do plano de atividades e orçamento para o ano de 2025;
2. Informações sobre a situação do setor agrícola;
3. Outros assuntos.
Uma vez verificada a ausência da Presidente e do 2º Secretário da Mesa, foram nomeados para os seus lugares dois Associados presentes na Assembleia.
Foi feita uma apresentação do Plano de Atividades da APT para 2025 pelo Diretor João Morais, tendo abordado alguns temas relativos a este Plano, seguido da Diretora Armandina Fernandes, que procedeu à apresentação e explicação do Orçamento previsto, que serve de suporte financeiro ao Plano de Atividades.
Depois da apresentação destes documentos foi passada a palavra para a Assembleia onde foram colocadas questões, para perceber a dinâmica geral da Associação e sobre os pagamentos a efetuar pelo IFAP relativamente às candidaturas ao Pedido Único.
Após a apresentação, explicação e esclarecidas as dúvidas colocadas das duas peças sociais foram ambas postas à votação, tendo sido aprovadas por unanimidade.
Passou-se para o segundo ponto da ordem de trabalhos e foi dada a palavra ao Diretor João Morais que informou a Assembleia sobre as questões mais atuais ligadas à componente agrícola. Foi introduzido de seguida o ponto três da ordem de trabalhos e foi passada a palavra à Assembleia para que fossem colocadas as questões que achassem relevantes, ao que alguns membros da Assembleia solicitaram à direção da APT mais divulgação e informação aos seus serviços.
Terminada a discussão, por nada mais haver a tratar, deu-se por encerrada a Assembleia pelas 16h00.
A APT agradece a presença dos seus associados nesta Assembleia Geral, pois revelam preocupação e empenho na gestão dos seus territórios comunitários.