Julho, Régua

02/07/2025

A CNA e a AVADOURIENSE promoveram hoje, dia 2 de julho de 2025, uma Manifestação de Viticultores do Douro no Peso da Régua.

Os viticultores da Região Demarcada do Douro enfrentam sérias dificuldades na venda das suas uvas, agravadas pela falta de controlo na entrada e saída de produtos da região. Apesar de ser proibida a entrada de uvas de fora, a fiscalização tem sido ineficaz.

Até ao ano passado, o Estado recorria à destilação de crise — uma medida que permitia transformar excedentes de vinho DOC Douro em álcool para uso industrial. Este ano, o Governo já anunciou que essa ajuda não será repetida, o que levará à redução das autorizações de benefício, passando de cerca de 90 mil pipas em 2024 para 70 mil em 2025.

Segundo o Vice-Presidente da APT, João Morais, a solução não está na substituição da vinha, mas sim num controlo rigoroso da circulação de uvas e vinho na região e recorda ainda o impacto positivo do Programa VITIS, criado há mais de 30 anos, que contribuiu para a melhoria da qualidade dos vinhos ao permitir a reconversão de castas.

Esta manifestação reafirmou a determinação e o compromisso dos produtores em lutar por rendimentos dignos, sendo assim possível continuarem a trabalhar nas vinhas.