Assembleia Eleitoral da APT – Fevereiro de 2026

09/02/2026

No dia 5 de fevereiro de 2026, pelas 14 horas, reuniu a Assembleia Eleitoral da APT, em Vila Pouca de Aguiar, com um único ponto na ordem de trabalhos:

Eleição e tomada de posse dos órgãos sociais da APT para o quadriénio 2026 – 2030.

Iniciada a Assembleia pela Presidente da Mesa, esta propôs um compasso de espera de meia hora para garantir o quórum constituinte, conforme os Estatutos, dando de seguida início aos trabalhos.

Havendo apenas uma lista concorrente ao Ato Eleitoral, foram dados de imediato à Assembleia os critérios que presidiram à sua elaboração, área geográfica e setores que representam. A lista foi submetida ao sufrágio e aprovada com todos os votos a favor dos associados presentes.
Em seguida realizou-se uma breve reunião entre os membros da Direção, com o intuito de se nomear o Presidente sendo os restantes Vice-Presidentes, bem como distribuir as funções dos restantes Órgãos, cumprindo-se assim todos os preceitos estatutários.

Após a eleição e tomada de posse e aproveitando a presença significativa e representativa dos vários setores da Agricultura Familiar presentes, discutiram-se as questões mais prementes da agricultura transmontana, abordando o recente acordo do Mercosul por Bruxelas e as suas implicações para a agricultura portuguesa e da região; a proposta sobre a Reforma da PAC e as suas nefastas consequências; a realização do Congresso da CNA, entre outros assuntos.

Após as várias intervenções dos presentes, foi visível a sua preocupação quanto ao futuro deste importante setor da nossa economia, bem como a sua disponibilidade para participar nas diversas iniciativas que a CNA e as suas Associadas venham a levar a cabo, com vista a obstar tais consequências.